segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Espaço Sodré carece de informações sobre o homenageado

Odair de Morais

Antônio Sodré ficou conhecido como “o poeta da transmutação”
(Fonte: www.sociedadedospoetasamigos.blogspot.com)

Inaugurado há um ano e meio no Instituto de Linguagens (IL), o espaço Sodré traz poucas informações sobre o poeta que trabalhou por mais de duas décadas como livreiro na Universidade Federal de Mato Grosso/Cuiabá (UFMT).

No local onde mantinha um sebo, além de mesas e cadeiras personalizadas, há hoje uma exposição de trechos da obra do poeta. Mas a falta de dados biográficos compromete a identificação do homenageado, que, além de músico, era irmão do artista plástico Adir Sodré.


O músico integrou a banda Caximir como vocalista e compositor 
(Fonte: www.sociedadedospoetasamigos.blogspot.com)
Conforme informações postadas no site da instituição, a ideia de homenagear o artista foi da professora Rosângela Cálix, que esteve oito anos à frente da diretoria do Instituto. A inauguração do espaço coincidiu com a entrega do cargo à professora Maria de Jesus Patatas.

Para o escritor Ivens Cuiabano Scaff, membro da Academia Mato-grossense de Letras, Antônio Sodré foi um erudito: “Um poeta singular, cujas principais características nascem da sua cultura poética, do seu conhecimento que ia desde a poesia clássica até a contemporânea”. Ele recorda que conheceu o poeta no bairro Coxipó, no começo da década de 90.

A professora Valéria Rodrigues, estudante do curso de História na UFMT em 2002, lembra que Antônio Sodré, de certa forma, fomentava a vida cultural da universidade, estimulando e organizando festas e saraus. “Sodré era uma figura símbolo do IL, onde também funcionava o ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais). Mas, sem as referências biográficas, a homenagem ao artista ficou comprometida, pois os estudantes que diariamente passam por aqui não tiveram a oportunidade de conhecê-lo”.


Sodré idealizou o projeto "Poesia Necessária", cuja finalidade era levar poesia às escolas públicas 
(Fonte: www.sociedadedospoetasamigos.blogspot.com)
Em um vídeo intitulado “Solidão”, postado no youtube há quatro anos, uma estudante de Comunicação Social da UFMT retrata com extrema sensibilidade a faceta do músico. O poeta Ivens Scaff declarou ainda: “Nós, que tivemos contato com ele e nos emocionamos com a sua poesia, devemos a homenagem aos que não tiveram o privilégio de conhecê-lo”.

BIOGRAFIA
Poeta, músico e livreiro, Antônio Sodré nasceu em 1959, na cidade de Rondonópolis-MT. Veio para Cuiabá no final da década de 70. Cursou História, Letras e Música na UFMT, sem concluí-los. Integrou a banda Caximir, juntamente com Eduardo Ferreira e Amaury Lobo. Participou de 2 CD's. Publicou “Besta Poética” como brochura, pela IOMAT, em 1984. Ficou conhecido como “el Poeta de la Transmutación”. Fez parte da antologia “Panorama da Atual Poesia Cuiabana”, cujo projeto gráfico é de Wladimir Dias-Pino. Publicou o livro “Empório Literário”, em 2005, pela Carlini e Caniato. Faleceu vítima de infarto, no dia 19 de fevereiro de 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário