segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Copa do Pantanal: Legados do Mundial para a capital mato-grossense

Desirêe Galvão, Gabriela Poletto, Isabela Mercuri

A Copa do Mundo de Futebol acabou no dia 13 de julho e a maioria dos turistas já foi embora. Em Cuiabá, os legados são, principalmente, obras inacabadas. Foram vinte e três planos para melhoria da mobilidade urbana na capital, incluindo alargamento e duplicação de vias, e cerca de R$3 bilhões de reais investidos, mas até agora os benefícios prometidos não chegaram à população.

Ivana Fernandes mora no Santa Terezinha (bairro localizado perto da saída da cidade para Santo Antônio do Leverger) e vem duas vezes por semana à Universidade Federal de Mato Grosso trazer sua filha para aulas de ginástica artística. Ela diz que a Copa não promoveu melhorias: “O saldo seria positivo se as obras fossem finalizadas e o VLT estivesse funcionando”.

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) funcionaria como um metrô de superfície, e deveria ligar o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, aos bairros do CPA e à área do Coxipó até o Centro, com 33 estações. O prazo para que o veículo começasse a funcionar era março de 2014, e o valor inicial foi de 1,47 bilhão. Veja no vídeo um dos trechos onde o VLT já deveria estar passando:


Centros de Treinamento Oficiais (COT)
No início dos planejamentos, a intenção era construir quatro COT's em Cuiabá: um na UFMT, um no Estádio Dutrinha, um na Morada do Ouro e um em Várzea Grande, na região da Barra do Pari. No entanto, dois projetos foram interrompidos (Dutrinha e Morada do Ouro) e um não foi usado na Copa (Pari). Já o da UFMT teve o gramado cedido apenas para o treinamento da seleção sul-coreana e está fechado até que a obra seja concluída e a Universidade assuma a responsabilidade sobre o local. 

Veja no vídeo a situação do COT da UFMT:


Os alunos de Educação Física esperam com ansiedade a abertura do Centro de Treinamento e acreditam que este é um legado importante para o curso. “Vai ser bom para os laboratórios de pesquisa do Nafimes [Núcleo de Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde], aos cursos de extensão e às aulas de atletismo e futebol”, disse Paloma Nara, estudante do 5º semestre.

O projeto do COT inclui um campo de futebol de medidas oficiais (105m x 68m) e uma pista de atletismo de alto desempenho, a única do Estado que terá padrões internacionais de competição (400 metros de extensão e área total de mais de seis mil metros quadrados), além das arquibancadas com capacidade para 1500 torcedores. 

Sobre isso, veja a opinião de Matheus Souza, estudante do 3º semestre de Educação Física:


Arena Pantanal
O estádio construído em Cuiabá para o mundial foi considerado pelos torcedores um dos melhores do país. Em uma pesquisa realizada pelo portal UOL, a Arena ficou em segundo lugar com nota 9,2. A primeira posição ficou com a Arena Fonte Nova, em Salvador, com pontuação 9,7. Os quesitos avaliados foram comida, facilidade de acesso, ajuda dos voluntários, sinal de celular, segurança e limpeza e conforto. Em último lugar ficou o Estádio do Maracanã (RJ), sede da final da Copa, com nota 7,4.

Contrariando as expectativas dos pessimistas, que acreditavam que a Arena ficaria subutilizada, desde o final da Copa já aconteceram oito jogos e um show no local. E não foi só a Arena que causou boa impressão. Um dos maiores elogios dos turistas foi a receptividade do povo cuiabano. É o que nos conta a estudante Stela de Oliveira, 5º semestre de Publicidade e Propaganda da UFMT:


Os projetos de infraestrutura desenvolvidos para a Copa não desagradam completamente os cidadãos. No entanto, as falhas na execução deles causaram transtornos à vida dos cuiabanos, que esperam a solução o mais rápido possível.

Galeria de fotos
Viaduto da Av. Fernando Correa 
Matheus Souza, estudante
Centro de Treinamento da UFMT
Ivana e Márcia, moradoras de Cuiabá




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