quinta-feira, 10 de março de 2016

UFMT oferece intercâmbio para acadêmicos

Secri receberá inscrições até o dia 14 de março

ALLAN PEREIRA
CAMILLA ZENI
MAK FERNANDES

Secri/UFMT
(Foto: Allan Pereira)
Você já pensou em cursar parte da sua graduação em uma universidade estrangeira? A Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece a oportunidade por meio do Programa de Intercâmbio Internacional de Estudantes (PIIE) e Programa Académico de Movilidad Educativa (PAME). As inscrições serão recebidas via processo, diretamente na Secri, até o dia 14 de março.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ter cursado as disciplinas do primeiro ano de algum curso de graduação presencial da UFMT e estar com a situação acadêmica de acordo com os artigos nº 10 e 14 da Resolução nº74/2014-Consepe. A seletiva é exclusiva para estudantes brasileiros e naturalizados.

O responsável pelo edital, Helder Marcelo Adversia Junior, explica que os interessados deverão entregar na Secri, até às 17h30 da próxima segunda-feira (14), um processo solicitando a participação. O documento deve ser feito no Protocolo Geral da UFMT contendo todos os itens relacionados no Edital SECRI nº 1/2016, dentre eles o formulário de solicitação de candidatura, uma cópia do Currículo Lattes atualizado e comprovante de domínio na língua exigida pela universidade acolhedora.

Os alunos dos campi de Rondonópolis, Araguaia e Sinop que quiserem participar da seletiva deverão digitalizar o processo capa-a-capa e enviá-lo ao endereço eletrônico info1international@gmail.com e spvinternational.ufmt@gmail.com.

Ao todo, nove países oferecem vagas para intercâmbio, nas mais variadas áreas de atuação, em 16 universidades. A relação completa pode ser conferida aqui, e todos os formulários que deverão ser anexos ao processo estão disponíveis no site da Secri.

A seletiva
O processo seletivo para mobilidade internacional envolve três etapas: a primeira é a validação da candidatura, por meio da análise do Currículo Lattes. Conforme o edital, cada atividade desenvolvida vale uma nota específica, que resultará na pontuação final do candidato.

A segunda etapa é a entrevista. Na Secri, os alunos habilitados passarão por uma atividade em grupo e entrevista individual com um psicólogo, que também atribuirá pontos ao candidato. Então, somam-se as notas da primeira e segunda fases.

Os candidatos melhores classificados poderão, então, escolher seu destino, dentre as universidades elegíveis.

Mobilidade internacional
Nos últimos dois anos, a Secretaria de Relações Internacionais publicou oito editais, concedendo a oportunidade de intercâmbio para mais de 50 alunos.

Acadêmica Ana Luísa, intercambista no México
(Foto: Arquivo Pessoal/Instagram)
Entre eles encontramos Ana Luísa Melo Ferreira, acadêmica de Jornalismo. Diferente da maioria dos alunos, que opta pela mobilidade para os grandes centros mundiais, como Estados Unidos, França e Portugal, a estudante escolheu o México como destino, e afirma não ter se arrependido. “Foi a melhor experiência da minha vida”, pontuou. “Eu tive contato com pessoas do mundo inteiro, com uma cultura belíssima. Aprendi a falar um novo idioma, conheci um sistema educacional totalmente diferente do nosso, que me ensinou a valorizar o ensino”.

Ana Luísa participou da seletiva do programa Fórmula Santander, aberta em 2014. O processo todo, desde as fases do edital, análise de currículo, entrevista com o psicólogo e a seleção da universidade, durou cerca de quatro meses, e em janeiro de 2015 ela já estava em solo mexicano.

Apesar de não ter conseguido aproveitar nenhuma matéria quando retornou à UFMT, a acadêmica recomenda a mobilidade para todos que tiverem a oportunidade, porque, segundo ela, a experiência adquirida com a vivência no exterior “é única”.

Para saber mais sobre os programas de intercâmbio ou conhecer outros editais, consulte a Secri pelos telefones (65) 3313-7294 / 7295 / 7296, e fique ligado na página do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário