quinta-feira, 24 de março de 2016

Falta de equipamentos atrapalha o andamentos das atividades de telejornalismo

BARBARA MULLER
   
O curso de Comunicação Social tem somente cinco câmeras disponíveis
(Foto: Barbara Muller)
As aulas de Telejornalismo do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) são prejudicadas pela falta de equipamento adequado. As aulas práticas, previstas pela grade curricular do curso de Jornalismo, são ministradas com o mínimo, não proporcionando uma experiência similar à realidade da profissão.

A professora Marluce Scaloppe, que ministra a disciplina de Técnicas de Telejornalismo, diz que há equipamentos, porém eles não são adequados para muitas atividades que deveriam ser realizadas. Para ela, o aprendizado dos alunos não fica totalmente prejudicado, já que a Universidade oferece o mínimo, mas destaca que as produções dos alunos poderia ser de melhor qualidade.  Marluce também aponta que os equipamentos não são o único ponto que deve ser tratado quando se fala de atividades párticas: a falta de um técnico especializado que ajude no manuseio e na preparação também é sentida.

Segundo Camila Caroline Cabral da Costa, estudante do 8º semestre de Jornalismo, as aulas são satisfatórias, mas a quantidade de equipamento disponível prejudica o andamento das atividades, uma vez que os alunos precisam se revesar no uso das câmeras e microfones para fazer a captação de imagem e som. Para ela, além da aquisição de novos equipamentos, a atualização dos mesmos também se faz necessária. 

Com a desvinculação do curso de Comunicação do Instituto de Linguagens, muitas mudanças estão sendo feitas. Marluce declarou que o Chefe de Departamento, professor Javier López, está fazendo um levantamento e poderá colocar à disposição equipamentos novos, que já foram comprados, mas ainda não foram instalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário