quinta-feira, 10 de março de 2016

Lollapalooza agita Sampa no final de semana

JOYCY AMBRÓSIO
RAFAEL CANCIAN

O Lollapalooza, festival alternativo que acontece neste final de semana em São Paulo (dias 12 e 13), está em sua 5ª edição no Brasil. Mais uma vez, o local escolhido para sediar os shows foi o Autódromo de Interlagos.

Todos os anos, a festa gera impactos consideráveis na economia e no âmbito social. No ano passado, ajudou cinco projetos sociais, e na economia o Lollapalooza movimentou mais de R$ 93 milhões na economia da cidade, com gastos em hospedagem, alimentação, entre outros, de acordo com Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo.

A divulgação do evento está nos jornais, revistas, TVs e na internet, inclusive nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter. O festival proporciona a interação dos organizadores com o público, promove a inclusão de todos os grupos e é contrário a qualquer tipo de preconceito, como mostra a imagem a seguir:

(Foto: Perfil do evento no Twitter)
Amarilis França e Herick Barbosa vão ao Lolla pela primeira vez, e ambos esperam ansiosamente pelo show da dupla norte-americana Twenty One Pilots. Segundo Herick, “o evento tem um line-up legal, com muitas bandas que eu gosto, e este é o principal motivo de eu ir”. Amarilis ainda afirma que Twenty One Pilots é a principal banda "porque não é tão conhecida assim. Mas tem também Mumford & Sons, Jack Ü e Tame Impala, atrações que ela considera interessantes no festival".

Amarilis e Herick, ambos estudantes da UFMT
(Foto: Rafael Cancian)
Já para Aline, a experiência é muito mais do que musical. “É uma oportunidade incrível, além de terem bandas de que gosto bastante, como Die Antwoord. É também uma experiência para conhecer gente do Brasil todo”.

Um pouco de história
Criado em 1991, o Lollapalooza era pra ser apenas uma turnê de despedida da banda dos músicos Jane's Addiction e Perry Farrell. 

De início, o festival percorreu a América do Norte até 1997 e depois ressurgiu em 2003. O evento não foi tão lucrativo nos primeiros anos, mas depois de 2003, com parcerias, conseguiu se reestruturar. Em 2010, o Lolla estreou no exterior, pousou em solos chilenos e, em 2012, no Brasil. 

A palavra Lollapalooza é do século XIX e significa "uma extraordinária ou incomum coisa, pessoa, ou evento; um exemplo excepcional ou circunstância".

RELACIONADA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário