quinta-feira, 17 de março de 2016

Intercom Centro Oeste 2016: pouco conhecimento dos novatos

JOYCY AMBRÓSIO
RAFAEL CANCIAN

Fonte: www.intercomcentrooeste2016.com
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é uma instituição sem fins lucrativos, que promove o fomento e a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. Tem também o objetivo de estimular a produção científica entre todos os membros da academia, alunos, mestres e doutores.

Todos os anos, o evento realiza congressos regionais que debatem o tema proposto para o Intercom nacional, realizado no segundo semestre do mesmo ano. A produção acadêmica deve ser incentivada no decorrer da vida e principalmente no ingresso do aluno à universidade, que tem os programas de apoio para o deslocamento e estadia de alunos que apresentam seus trabalhos.  


Mas o que se percebe é falta de informação e fomento para os alunos. Muitos estudantes do 1º semestre de Comunicação Social da UFMT só conhecem o Intercom porque os colegas mais antigos os avisaram.


De acordo com Manoel de Souza Vieira, aluno do quinto semestre de Publicidade, conheceu o evento antes mesmo de entrar na universidade. Ele ajudou a organizar o Intercom Centro-Oeste que houve em Cuiabá. Ao entrar no curso, era o único que sabia sobre o evento e ajudou também a divulgar entre os colegas de sala a produzirem conteúdo para o congresso. 

Nos semestres iniciais do curso de Comunicação, a informação sobre o evento ainda é pequena, mas professores e veteranos convidam os alunos a conhecerem e saberem mais sobre os eventos, apresentando materiais expostos nos congressos anteriores. 

Daiane Marafon e Giovanni Ojedo são calouros de Rádio e TV, e já ouvem os rumores sobre o evento nos corredores e através dos professores. Para eles, o interesse em produzir conteúdo para o Intercom ainda é pequeno, porém muitos alunos querem participar apenas como ouvintes para poderem se inteirar do evento e escrever algum artigo ou produzir material audiovisual para as próximas edições.


Este ano o evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio na Pontifícia Universidade Católica de Goiânia (GO). As inscrições para submissão de trabalho vão até o dia 13 de abril. A premiação para os melhores trabalhos é simbólica, enriquecendo o currículo Lattes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário