quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Pesquisa sobre o perfil dos graduandos está em sua quarta edição

HELEN RAQUEL/LETICIA DAMACENO

Dentro da UFMT, a PRAE é o órgão responsável pela divulgação da pesquisa 
e pelas políticas de assistência estudantil
[Foto: Helen Raquel]

A Pesquisa Sobre o Perfil dos Graduandos da Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] faz parte de um estudo nacional sobre as características socioeconômicas e culturais dos estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior [IFES] do país. É a quarta edição da pesquisa, que é realizada de 18 de novembro a 18 de dezembro. 

Segundo Tassia Ruiz, responsável pela divulgação na UFMT, “a pesquisa é muito importante para os alunos, pois através dela o governo disponibiliza recursos para a assistência estudantil”.

De acordo com Sylvia do Carmo, coordenadora nacional do FONAPRACE [Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis], a pesquisa visa contribuir para o planejamento das ações destinadas aos estudantes nas diversas áreas de ensino, permite analisar os impactos das cotas nas universidades federais, o apontamento das necessidades reais de recursos financeiros e o aprimoramento das discussões acerca das áreas de cobertura do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Além disso, contribui para subsidiar o FONAPRACE na elaboração e defesa da proposta de criação da política nacional de assistência. 

Apesar das inúmeras vantagens que o resultado da pesquisa pode trazer aos alunos, a maioria deles não está ciente de que ela está em curso. Os poucos alunos que sabem relataram que ainda não tiveram tempo para responder o questionário. A falta de participação dos acadêmicos irá influenciar diretamente na quantidade de recurso que será destinada à UFMT.

No IL, poucos estudantes de Comunicação, Música e Letras responderam as questões
[Foto: Helen Raquel]

A pesquisa é organizada pela ANDIFES [Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior] e pelo FONAPRACE, com parceria, na UFMT, da PRAE [Pró-Reitoria de Assistência Estudantil], PROCEV [Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência] e STI [Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação]. 

Para mais informações, basta entrar em contato com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. O telefone é o [65] 3615.8175.

Nenhum comentário:

Postar um comentário