sábado, 9 de maio de 2015

Chafariz se tornou criadouro de dengue na UFMT

NAIARA LEONOR
KARINA CABRAL

[Foto: Naiara Leonor]

A praça do Restaurante Universitário [RU] da Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] pode ser um grande criadouro do mosquito da dengue na região do Coxipó. O chafariz, que está inutilizado, serve como uma grande piscina de acúmulo de água de chuva, cenário propício para o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue.


O chafariz é uma das obras de revitalização das áreas verdes do campus da UFMT/Cuiabá, realizadas para preparar a universidade para a Copa do Mundo de 2014. A água acumulada está quase no limite, e o local já é chamado pelos alunos de “piscininha da dengue”.

[Foto: Naiara Leonor]

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na última segunda-feira [04], Mato Grosso já registrou 6.434 casos de dengue, no período de 1º de janeiro a 18 de abril deste ano. O aumento de casos chega a 63% na comparação com o mesmo período de 2014. Cuiabá é um dos municípios com maior número de infectados, somando 432 casos diagnosticados.

A região Centro-Oeste ficou em segundo lugar em incidência da doença, perdendo apenas para o Sudeste, que contabilizou 575,3 casos para cada 100 mil habitantes.

O Diretório Central dos Estudantes [DCE] da UFMT declarou que já recebeu reclamações de alunos sobre a situação do chafariz e que entrará em contato com a Prefeitura do Campus para que o problema seja solucionado. O Diretório afirmou também que acredita que o dinheiro gasto para construir o chafariz, que não é utilizado, poderia ter sido direcionado a outras demandas da vivência dos alunos e comunidade externa, como a pista de skate e até mesmo uma concha acústica para apresentações artísticas. A entidade ainda reforçou que irá divulgar em sua página no facebook nota sobre o caso.

[Foto: Naiara Leonor]

A reportagem procurou também o gerente de manutenção do campus da UFMT/Cuiabá, Orlando Damásio, responsável pela coordenação de limpeza e manutenção das áreas verdes do campus, mas não conseguiu contato. A secretaria da Prefeitura do Campus informou que a denúncia deve ser encaminhada diretamente para a gerência, para que as providências quanto à limpeza e o escoamento da água sejam tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário