quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Curso de jornalismo da UFMT mudará matriz curricular

LETÍCIA DAMACENO
PRISCILA SOARES

Os cursos de Jornalismo do país já estão se adaptando às mudanças da matriz curricular. A partir de discussões em âmbito nacional, as universidades decidiram fazer alterações na grade curricular do curso para melhorar a formação dos estudantes. Essa modificação na matriz foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação [CNE], órgão vinculado ao Ministério da Educação [MEC]

Na Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT], o professor Paulo da Rocha Dias, relator da nova da grade, e uma comissão de professores trabalham desde o ano passado para concluir o documento final até setembro de 2015, prazo dado pelo MEC.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da UFMT, José Costa Marques, neste momento as propostas para as mudanças foram enviadas aos docentes da instituição, e a comissão aguarda novas sugestões e propostas dos mesmos. José Marques ainda destaca que as alterações foram pensadas com o objetivo de tornar o curso mais moderno, ágil e flexível.

O coordenador acrescenta que a participação dos alunos do curso é muito importante, e a consulta aos acadêmicos será feita antes de se concluir o novo plano pedagógico.


A aluna Jhenifer Heinrich, que cursa o 5º semestre de Jornalismo na UFMT, diz que a discussão com os alunos é necessária, pois os próximos graduandos sofrerão diretamente as decisões tomadas agora.


Outro estudante do curso, Eduardo Mafra concorda com as mudanças na matriz, mas frisa a necessidade de supervisionar o estágio que será obrigatório, para que não haja abuso na carga horária de trabalho, como já presenciou com alguns dos seus colegas.

Eduardo Mafra cursa o 6º semestre de Jornalismo
[Foto: Priscila Soares]
Além do estágio obrigatório, outra importante mudança será no trabalho de conclusão do curso. Também está previsto o acréscimo de matérias que são essenciais para o aluno de Jornalismo, como Língua Estrangeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário