quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A diversidade musical em Cuiabá: do lambadão ao rock

ANDRÉ SOUZA
LETÍCIA DAMACENO
PRISCILA SOARES

Para acompanhar a matéria, ouça: "Vou dançar com essa menina", da Banda Estrela Dalva


Como diria Madonna: “A música faz as pessoas se juntarem”. Mas, é claro, cada grupo com seu estilo preferido. A cena musical em Cuiabá é diversificada, reunindo diferentes gêneros em uma única cidade. Um dos motivos pelos quais isso acontece é a grande quantidade de pessoas de outros Estados que chegam, trazendo consigo os ritmos que influenciam seus costumes. Essa mistura faz da capital um enorme balaio cultural.

Apesar de ser influenciada por outros costumes, a baixada Cuiabana mantém viva sua própria identidade cultural. Dentre as muitas manifestações artísticas presentes em Cuiabá, estão os seus ritmos musicais mais marcantes, que são o lambadão e o rasqueado. É com esses dois estilos que a capital de Mato Grosso apresenta sua cultura para o resto do país e mantém viva a sua identidade.

Apresentação de rasqueado em Cuiabá. Fonte: NavegadorMT

O cuiabano Gabriel Soares, 21, sempre conviveu com os ritmos tradicionais da capital. Apesar disso, não se identifica com eles. O jovem prefere rock, e aponta um preconceito local com os ritmos cuiabanos. "As pessoas não conhecem os ritmos do Centro-Oeste, por exemplo, mas existe preconceito dentro da própria região com os ritmos locais", contou. Outra cuiabana, Sara Espírito Santo, 20, apesar de preferir sertanejo, acredita que em Cuiabá há uma grande diversidade musical.


Há quatro anos em Cuiabá, Julia Oviedo, 26, veio do Rio Grande do Sul, acompanhando a sua família. Mesmo preferindo rock, ela admira os ritmos musicais da capital e considera importante as manifestações culturais da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário