sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Rotina Acadêmica x Alimentação Saudável

A dieta dos estudantes na correria do dia a dia

ANA PAULA DOS SANTOS

Ao conciliar a universidade e o emprego, muitos estudantes se esquecem de fazer uma boa alimentação. Fazer no mínimo três refeições diárias é essencial para a saúde do corpo e da mente. Com a má alimentação, o rendimento acadêmico piora, pois o corpo necessita de energia. 

Rafael Cancian, 24, estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá), chegou a ganhar peso por não se alimentar na hora certa. O universitário conta que precisa conciliar sua carga horária de estudos com o trabalho. Como mora longe da Universidade, na maioria das vezes não tem tempo de fazer uma boa alimentação ao sair de casa. “Pra dar conta de tudo, eu acabo comendo besteira durante o dia, e quando me sinto indisposto, recorro ao famoso cafezinho”, afirma.

Opções de lanches na Cantina do Instituto de Educação da UFMT
(Foto: Ana Paula)
Carlos Eduardo Mafra, também estudante de Comunicação Social da UFMT, explica seus hábitos alimentares e os motivos pelos quais se alimenta dessa forma:


Já a estudante Thaís de Almeida Galvão, 23, que cursa Rádio e TV na UFMT, tem mais prudência quando o assunto é seu bem estar, mas admite que com a correria ainda recorre a lanches rápidos. Mesmo com a pressa do dia a dia, a universitária evita comer doces, guloseimas e refrigerantes. Ela afirma que conciliar a correria dos estudos com uma alimentação saudável é quase uma maratona. “Essa má alimentação inicialmente pode não mostrar sinais em nossa saúde hoje, mas com certeza, no futuro, podemos sofrer as consequências”, afirma a estudante.

A estudante combina as refeições com a prática de atividades físicas
(Foto: Ana Paula)
De acordo com o acadêmico de Nutrição Hugo Descher, 19, o cuidado com a alimentação, aliado ao exercício físico, é a melhor forma de prevenção de doenças. Para ele é importante comer a cada três horas e não pular as refeições. Em relação ao restaurante universitário da instituição, afirma possuir um cardápio adequado por conter todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas e opções de verduras e legumes. Porém, duvida que o modo de preparo das refeições seja adequado e assegura que o uso de óleo, industrializados e temperos como sal está fora dos padrões nutricionais. “Visto que a rotina acadêmica e as opções encontradas na universidade não contribuem para uma alimentação saudável, a melhor alternativas é organizar as atividades e encontrar tempo para preparar as próprias refeições”. Hugo procura sempre trazer algo saudável de casa, e quando não tem tempo para preparar seus lanches, opta por alguma fruta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário