sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Operação SoRia

Palhaços com a missão de levar amor ao mundo

KARINA CABRAL

Em 2009, Juninho Carvalho, um dos líderes do grupo, foi chamado para ir a uma escola em Belo Horizonte, chamada Terra dos Palhaços. Na escola, ele se encontrou dentro de seu palhaço, o Mocorongo, e, após a experiência, começou a fazer apresentações dentro de várias igrejas. Em uma dessas igrejas, uma senhora o convidou para ir até a Santa Casa com seu palhaço para entregar presentes de Natal. Nessa época, a Ideia do Palhaço dentro do hospital ainda não era popular, mas ele percebeu que a aceitação das crianças era muito boa. Então, em 2010, chamou alguns amigos, deu um curso de palhaços e começaram a ir para os hospitais, surgindo assim o Operação SoRia, com a intenção de levar o amor cristão ao mundo.

Grupo Operação SoRia
(Foto: Arquivo do Facebook)
Para entrar no grupo, em primeiro lugar precisa ter vontade de fazer o bem ao próximo. Depois, é necessário fazer um curso preparatório com a duração de três meses, sendo as aulas todos os sábados. O curso é aberto uma vez ao ano para os interessados, mas somente os líderes, Juninho Carvalho e Thainá Telles, ficam responsáveis pelas aulas. O restante do grupo permanece fazendo as visitas nos hospital. 
Estrela (Thainá Telles) e Mocorongo (Juninho Carvalho)
(Foto: Aquivo do Facebook)
Dentre as matérias do curso está a história do palhaço, a composição de figurino, maquiagem específica e o que fazer no hospital, para não correr risco de cometer algum erro com os pacientes. “A arte é talento, mas também é técnica. Você tem que saber lidar com o hospital, que é um ambiente de dor. Você tem que aprender a transformar essa dor em alegria”, afirma Elisa Calvete, uma das palhaças do grupo.


Elisa conheceu o grupo bem no começo através do líder Juninho, que participava da mesma igreja que ela. O grupo tem fundamentos cristãos, e em dos cursos de palhaço feitos na igreja ela resolveu participar. “Ser palhaço não é ser ator como muita gente pensa. Ser palhaço é ser você mesmo, usando suas qualidades e defeitos. O palhaço é um dos personagens mais humanos que existem”, diz Elisa. Com o tempo, o grupo entrou para as redes sociais e se tornou mais conhecido: hoje conta com 25 palhaços já formados, e dia 28 de novembro terão uma formatura para novos integrantes.

Nos dias de visitas, que são todos os sábados, eles se reúnem e decidem o que será feito. Chegam a ir até a três hospitais, caso tenham muitos palhaços no dia. Vários cuidados precisam ser tomados: os jalecos, por exemplo, são esterilizados e só são vestidos ao entrar no hospital; as mãos são lavadas antes de entrar em cada quarto e sempre tomam o cuidado de pedir permissão para entrar, pois a decisão é sempre do paciente. Desde a entrada do hospital, brincam com todas as pessoas ao redor, sem jamais sair do personagem, afinal, quando se coloca, o nariz cada voluntário se transforma em seu palhaço.

Pisquila (Ana Maria Addor) e Biju (Elisa Calvete)
(Foto: Arquivo do Facebook)

A Biju, personagem de Elisa, foi criada exaltando os gostos de sua criadora. Seu nome é Frances porque Elisa é apaixonada pela arte francesa. Seus trejeitos, o jeito de mexer a mãozinha, o figurino, a maquiagem e até seu nariz diferenciado remetem à sua criadora, seus defeitos e qualidades. “Você tem que pensar em você para pensar em seu palhaço. A Biju sou eu, mas sou eu sem nenhuma marra, sem nenhuma máscara. Fazer a Biju foi um processo de me conhecer, e cada vez que me conheço mais, ela melhora”, diz a voluntária.

Biju (Elisa Calvete) - Arquivo do Facebook
Apesar de trabalharem o ano inteiro aqui no Brasil, os líderes do grupo tiveram a ideia de fazer um mochilão para levar o projeto para outros lugares do mundo. Eles observaram que esse conceito de palhaços dentro do hospital só existia aqui no Brasil e nos EUA. No restante do mundo, a Palhaçaria, em geral, não era tão grande. Então, em janeiro de 2015, os palhaços saíram em viagem e foram para a Argentina, Paraguai e Uruguai, levando o amor cristão e o calor dos abraços brasileiros.


No dia 4 de janeiro, o grupo se prepara para uma nova aventura, e a palhaça Biju resolveu mandar uma mensagem:


Para saber mais sobre o projeto, acesse a página do grupo no Facebook e também o canal no Youtube.
               
               
               
                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário