quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Na reta final da graduação, TCC ainda assusta acadêmicos

EDUARDO MAFRA
JULIA OVIEDO

Na vida de todo graduando, não existe um momento tão comentado, aterrorizante, esperado e determinante quanto o famoso trabalho de conclusão de curso, também conhecido como TCC. Independente do tempo de graduação, o aluno é amedrontado com a importância do trabalho final.

E não é para menos. Seja em grupo, dupla ou sozinho, a ideia de pesquisar um assunto a fundo durante um ano, para finalmente se colocar em frente a uma banca de professores que prestam atenção em todos os possíveis erros e acertos, desestabiliza a confiança de qualquer estudante.

Imagem da internet

Foco! Segundo a professora do curso de Rádio e TV da Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT], Aline Wendpap, esse é o principal ingrediente para a realização do TCC. “O aluno deve ter foco do que ele quer e o que ele quer com isso, ou seja, qual a intenção do seu trabalho. É só ter uma nota para ele passar ou deixar algo de concreto para futuros estudantes e para a sociedade como um todo? ”, questiona a docente, que atualmente orienta cinco alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio e TV.

Mas muita calma nessa hora... O momento do TCC não precisa ser esse bicho de sete cabeças! O estudante do sexto semestre de Jornalismo, Olímpio Vasconcelos, conseguiu tornar o árduo trabalho de pesquisa algo mais leve. Sua paixão por esportes fez com que o graduando escolhesse o Jornal dos Sports, periódico popular na década de 40, como objeto de sua pesquisa. Veja o depoimento do estudante.


Apesar de conhecer os temores da monografia, a caloura de Jornalismo, Ana Carolina Gouvêa, ainda não se preocupa com tudo isso. “Já fiz outra faculdade, mas não cheguei a concluir. Os amigos que concluíram reclamam muito da pressão. E, apesar de saber da importância do TCC, eu ainda não me preocupo com isso".

As apresentações dos trabalhos finais dos cursos de Comunicação Social acontecem entre os dias 9 e 13 de fevereiro, no Instituto de Linguagens [IL]. 

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