sábado, 23 de abril de 2016

Transporte para eventos acadêmicos

BÁRBARA MULLER
JOSYANE MACHADO

Participar de eventos acadêmicos é muito importante para a formação dos estudantes, porém, nem sempre é fácil marcar presença. Muitos alunos não possuem condições financeiras para se deslocarem até as cidades onde acontecem os eventos, e acabam desistindo de apresentar seus trabalhos. O que muitos ainda não sabem é que é possível requisitar um dos ônibus da frota da UFMT para fazer o transporte dos estudantes. Para se candidatar, é preciso montar um processo, endereçado à Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), especificando o evento, o local, a data e quantos alunos irão participar.
(Foto: Bárbara Muller)
O requerimento pode ser feito por professores, pelo Departamento de qualquer curso ou mesmo por alunos. É necessário que a lista de alunos seja proporcional ao tamanho do veículo requisitado. Para que a viagem seja autorizada, é preciso que cerca de 65% dos assentos estejam ocupados.
Apesar do processo ser endereçado à Prae, ela não é o órgão responsável pela seleção das turmas a serem atendidas. Segundo Juliano Arruda Tsutsumi, assistente de gabinete da Prae, quem faz essa seleção é a Prefeitura do Campus, que observa alguns aspectos, como disponibilidade dos ônibus e distância até o local do evento. Ele ressalta que quem tem a prioridade em utilizar a frota são as turmas com aula de campo previamente marcadas.
Ainda não existe uma resolução específica para a concessão de ônibus para eventos acadêmicos, e isso pode ser um problema. Segundo ele, a seleção feita somente pela Gerencia de Transportes da Prefeitura do Campus não leva em conta relevância acadêmica dos eventos ou quais estudantes têm interesse de participar. Dessa forma, a distribuição pode ser desigual, com alguns cursos conseguindo o transporte requisitado frequentemente, enquanto outros, não. A falta de divulgação desse recurso também prejudica os estudantes.
Quando a resposta é negativa, ou seja, o veículo não é liberado, os estudantes ainda podem recorrer ao auxílio-evento individual, esse, sim, oferecido pela Prae. Esse programa dá uma bolsa no valor da passagem terrestre de ida e volta para os selecionados custearem parte de sua participação. Tanto o auxílio quanto a requisição de transporte devem ser feitos com antecedência, respeitando os prazos estipulados no calendário acadêmico. No caso dos transportes, a demora do parecer pode desestimular os alunos ou fazer com que eles procurem outras forma de se locomover até o local. Já o auxílio-evento também pode demorar para ser repassado, de modo que é prudente que os estudantes não contem com o dinheiro para cobrir os custos antecipadamente.
A estudante de Jornalismo, Jaqueline Braz, conta, no vídeo abaixo, como foi iniciar o processo de requerimento de um ônibus para levar alunos de Comunicação Social ao congresso Intercom Centro-Oeste, que este ano será realizado em Goiânia-GO, no mês de maio.


Os  interessados devem ficar atentos ao calendário acadêmico. O período de requerimento inicia junto com o prazo de candidatura para os auxílios estudantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário