sábado, 23 de abril de 2016

TCC : um encontro com a ciência

O Trabalho de Conclusão de Curso é um ferramenta didático-pedagógica que torna o estudante um produtor de conteúdo

DEODATO RAFAEL
DEMETRINHO ARRUDA

O Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, que causa grande medo na maioria dos estudantes de graduação, é uma forma de avaliação da instituição para se certificar se o estudante possui os requisitos básicos para se formar. Este trabalho pode ser de suas naturezas: Projeto Experimental, com memorial teórico/descritivo sobre a elaboração de um produto, podendo ser realizado de modo individual ou em grupo; ou Monografia, um trabalho resultado de uma pesquisa sobre um determinado objeto e embasado cientificamente. Neste caso, deve ser feita individualmente.

Este gênero de trabalho, para ser de natureza científica, deve contemplar os requisitos da área e os rigores metodológicos para ser caracterizado como tal. Segundo o professor Antônio Carlos Gil, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o conhecimento para ser científico deve possuir operações mentais e técnicas que tornam possíveis a sua verificação. O professor define método como: “um caminho para se chegar a determinado fim. E método científico como o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento”.

O TCC é fruto de um projeto que é tutelado por um professor orientador. Caso o estudante seja reprovado, ele não poderá pegar o seu diploma de conclusão do curso. Por isso, este trabalho é fundamental na vida do estudante. No curso de Radialismo, o projeto primeiramente passa por uma avaliação do Colegiado de Curso e, se aprovado, vai para a banca examinadora, de acordo com Alessandro Flaviano de Souza, coordenador do curso na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT):


Nathália Okde (foto: Deodato Rafael)

Este processo, para os estudantes que estão no início da graduação, pode causar algumas confusões, mas em geral todos eles já têm uma ideia do que seja este trabalho, como podemos perceber nas palavras da caloura do curso de Jornalismo da FCA, Nathalia Okde: “Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa que você faz em cima das coisas que você aprendeu durante o curso, acho que é isso”.

Os estudantes veteranos da universidade já possuem uma ideia mais sólida sobre o que é um TCC e de que modo pretendem desenvolver o trabalho. Os que deixam para a última hora, acabam tendo mais dificuldade para desenvolver o seu projeto. O estudante de Publicidade, Carlos Oliveira, está no 5º semestre e já está pensando no que irá fazer no seu Trabalho de Conclusão de Curso. A sua intenção é trabalhar com monografia. “Não vou trabalhar com produto. Já tenho mais ou menos em mente, vou trabalhar na com a temática de Comunicação e Política”.

Matheus Ordakowski, estudante de Publicidade está no oitavo semestre e em processo de conclusão do TCC. Ele nos fala sobre sua pesquisa e quais são as suas motivações para a elaboração do projeto:


A importância deste trabalho não é apenas fazer o estudante concluir o curso, mas por ser uma ferramenta de cunho didático-pedagógico. Ela proporciona ao estudante a oportunidade singular de descobrir a ciência e se relacionar com ela, dominando-a progressivamente, utilizando seus diversos métodos e técnicas. Deste modo, o estudante se envolve de forma mais densa com o conhecimento científico, se tornando inovador e produtor de conteúdo, e não um mero receptor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário