quinta-feira, 24 de março de 2016

Nova grade curricular será apresentada aos alunos de Jornalismo

MAK FERNANDES

Uma nova diretriz curricular feita pelo Ministério da Educação (MEC) orienta para a reformulação dos cursos de Jornalismo. A expectativa é que o novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) entre em vigor, na UFMT, no primeiro semestre de 2017.

A partir do novo PPC, os cursos de Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda, deixam de fazer parte do tronco comum nos primeiros semestres e passam a ser disciplinas integrais desde o início.

O documento possui cerca de 230 paginas, no qual se apresenta a nova grade, os pré-requisitos para as matérias, as novas disciplinas e suas equivalências, carga horária modificada, novo programa de estagio, alterações no TCC, entre outras mudanças.

Um dos responsáveis pela reformulação, Paulo da Rocha Dias, docente do Departamento de Comunicação Social, diz que o novo PPC irá preparar melhor os alunos para o mercado de trabalho. Ele acrescenta, dizendo que as novas diretrizes são especificas para o curso de Jornalismo. “Nós vamos inserindo as novas grades. Alunos da grade antiga podem fazer disciplinas novas, caso queiram, como optativa ou atividade complementar”, completa o professor.
foto reprodução

Para a acadêmica Ana Flavia Albuquerque, o novo PPC irá contribuir de alguma forma para a formação do profissional, uma vez que o curso está voltado para a preparação do mesmo no mercado de trabalho. “Espero que o novo Projeto nos ajude a melhorar nossa formação, até para quem quer fazer mestrado ou doutorado na área jornalística”, acrescenta.

A nova grade será apresentada oficialmente para os estudantes nos dias 29 e 30 de março, no auditório do Ecco, na Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). Alguns professores de Comunicação Social, que fizeram parte da elaboração do PPC, exporão aos alunos o que muda e o que não muda dentro da habilitação de Jornalismo.

Após a apresentação, no começo do mês de abril, o mesmo documento será apresentado para egressos e profissionais da imprensa local como uma forma de interagir com o mercado de trabalho.

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