domingo, 2 de novembro de 2014

Palestra discute importância do jornalismo como fonte histórica

Atividade integra 2º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia, que aborda os 50 anos do golpe militar

 PRISCILA SOARES, ANDRÉ SOUZA

No segundo dia de atividades do Encontro Centro-Oeste de História da Mídia, realizado no Instituto de Linguagens [IL] da Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT], foram discutidos temas acerca da importância do jornalismo e de periódicos como fontes históricas.

Na manhã da última sexta-feira [31], o evento, que está em sua segunda edição, contou com a participação do palestrante Vitale Joanoni Neto, docente do Departamento de História da UFMT. Com o tema Do sertão à fronteira: diferentes possibilidades metodológicas do uso de periódicos aplicadas ao estudo de caso pelo interior do Brasil, Joanoni Neto abordou a utilização dos periódicos como ferramenta de pesquisas para a História. Ele ressaltou a apropriação que historiadores fazem de jornais e revistas para compreender os processos de construção social dos municípios do interior do Estado.

Prof. Vitale fala sobre a relação metodológica entre Jornalismo e História
[Foto: Vanderson Yamashita/Divulgação ALCAR]

Sobre o convite, o professor Vitale diz estar satisfeito por poder conversar com os alunos de Comunicação Social. “Fiquei muito feliz por ter recebido esse convite, ter a possibilidade de conhecer um pouco o curso e de conversar com os estudantes. O diálogo entre a História e o Jornalismo é proveitoso e sempre traz ganhos”, contou.

A avaliação do coordenador do curso de Jornalismo, José Costa Marques, que mediou a palestra, foi positiva:


Para o público presente o evento foi uma oportunidade de crescimento intelectual. “A palestra foi uma ótima chance de conhecer como os jornais concentram e constroem a história das cidades”, disse Marcelo Monteiro, acadêmico de Publicidade e Propaganda.

O Encontro foi organizado pela Associação Brasileira de História da Mídia [Alcar] e contou com outras atividades nos dias 30 e 31 de outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário