sábado, 7 de maio de 2016

Longevidade Saudável: UFMT promove melhorias na qualidade de vida de idosos

ALLAN PEREIRA
CAMILLA ZENI

Ficar em casa vendo TV, fazendo tricô e cuidando de netos? Faz tempo que essas não são as principais atividades dos idosos. Cada vez mais, as pessoas da melhor idade buscam manter-se ativas, com práticas esportivas e culturais ao ar livre.

A promoção da melhoria na qualidade de vida dos idosos é preocupação, também, do programa Longevidade Saudável, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que oferece diversas atividades relacionadas a arte e exercícios físicos.

O programa é uma iniciativa da Faculdade de Educação Física (FEF), que, até 2009, era restrito a servidores aposentados da UFMT. Em 2010, a coordenadora do Longevidade Saudável, Waléria Fett, ampliou as atividades para atender a comunidade externa, dando acesso a aulas de hidroginástica e musculação. Posteriormente, em 2013, a lista de atividades ofertadas quadruplicou, assim como o número de participantes, que já chegou a 400 idosos.

No vídeo abaixo, Waléria dá mais detalhes sobre o projeto, bem como as atividades desenvolvidas.



Dona Maria Gomes Serqueira, 80 anos, faz parte dos 13,7% da população com mais de 60 anos no país, conforme divulgado na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014 (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), e é uma das aposentadas que participam das atividades do programa.

Comerciante aposentada, há dois anos dona Maria participa das aulas do Coral da Terceira Idade. Depois que encerrou as atividades na empresa, ela conta que “estava ficando triste”, e que sentiu a necessidade de buscar “alguma coisa para fazer”. Como gostava de cantar procurou um grupo de canto para idosos. Segundo ela, o coral, além de beneficiar no aspecto físico, tornou a sua vida mais alegre e a deixou mais comunicativa.

A melhora no comportamento dos idosos também é sentida pela professora Maidi Dickmann, coordenadora do Coral. Confira no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário