sábado, 7 de maio de 2016

Estudantes da UFMT participam da 18ª edição da INTERCOM em Goiânia

JONY BARROS
PABLO RODRIGO

Estudantes e professores do curso de Comunicaçao Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, se preparam para a 18ªedição do Intercom Centro-Oeste, que será realizado entre os dias 19 e 21 de maio na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia. Um ônibus saíra de Cuiabá no dia 18 de maio levando os participantes do evento

A estudante do 4º semestre de Jornalismo, Monique de Souza S’anntana, é uma das coordenadoras do ônibus. Ela lembra que existem poucas vagas para quem quer participar como ouvinte no Intercom.


Uma das participantes do encontro é Thaís Marangon, que cursa o 4º semestre de Publicidade e Propaganda e apresentará trabalho no Expocom, concurso realizado concomitantemente ao Intercom. “Vou levar três peças publicitárias, sendo que apresentarei um outdoor avulso, e outras peças são de artigo de fotografia e de cartaz, que fiz com outros amigos”, explicou.

Quem orienta o trabalho de Thaís é o professor Aclise de Matos, que também orienta o trabalho de cartaz; já o trabalho de fotografia tem como orientador o professor Alexandro Romão.

Thaís já participou do Intercom com artigo, mas dessa vez participará do Expocom. Ela também explica que, devido ao número reduzido de trabalhos, não tem noção da perspectiva do que será apresentado. “A Intercom contribui muito, porque a gente acaba conhecendo o que está sendo pensado em outras universidades, os professores interagem com os estudantes e isso é muito importante”, conclui.

Já a estudante Natália Michelle, do 6° semestre de Rádio e TV, disse que será sua primeira participação no evento. “Vou participar com o meu trabalho, que é um produto, na categoria de fotografia artística, sobre os novos núcleos familiares e engloba casais heterossexuais, homossexuais e, dessa maneira, tenho o objetivo de desmistificar o que a sociedade impõe desde antigamente sobre esse assunto”, disse, lembrando que o seu orientador é o professor Murilo.

Para o professor de Jornalismo, Thiago Cury, o evento é importante, já que trabalha em três linhas. A primeira, as Divisões Temáticas (DT's), são sessões científicas que reúnem pesquisas relacionadas à área da Comunicação desenvolvidas por pesquisadores graduados e pós-graduados, profissionais de mercado, professores e estudantes de especialização, mestrado e doutorado.  

Já a segunda é o Intercom Jr, voltado para apresentação de trabalhos elaborados por alunos da graduação em Comunicação, ou recém-formados (até um ano após a conclusão do curso). Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de discussões teórico-práticas desenvolvidas no âmbito das disciplinas. 

Por último é o Expocom, que é a  Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação.  É uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos de graduação em Comunicação. Os trabalhos inscritos devem ter sido realizados no âmbito de uma disciplina da matriz curricular do curso e sob a orientação/supervisão de um ou mais docentes. Aqui também poderão ser inscritos trabalhos desenvolvidos por agências juniores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário