quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Os paulistanos não conhecem Mato Grosso

 Fora da lista dos principais destinos turísticos do país, 
o Estado é pouco conhecida pelos paulistanos

CARLOS HENRIQUE
Direto de São Paulo

Entrada do Shopping Center Penha 
[Foto: Carlos Henrique]

“Não conheço nada”. Essa é a resposta mais comum de se ouvir, após perguntar a alguém em São Paulo sobre o Estado de Mato Grosso e sua capital, Cuiabá. Em um “rolê” por um shopping da capital, como dizem os paulistanos, é lugar comum notar que o conhecimento do entrevistado sobre a região Centro-Oeste, em geral, é quase nenhum. 

Ivan Melo, 26, vendedor de uma loja de departamento localizada no Shopping Center Penha, na zona leste de São Paulo, confessa que não conhece nenhum aspecto de Mato Grosso e, consequentemente, de Cuiabá. O vendedor afirma que viajou para fora do Estado somente uma vez, quando era criança, e que costuma ir apenas para a cidade litorânea de Praia Grande. Ivan justifica ainda que não conhece Mato Grosso porque a “televisão só mostra tragédia”. 

O pouco interesse pela região tem diversas justificativas. Natália Pereira, 19, afirma que não tem vontade de viajar para Mato Grosso porque o único aspecto que conhece é a alta temperatura de Cuiabá. A jovem conta que sabe da característica, pois uma prima, que mora em Rondônia, passou pela cidade quando estava viajando para visitá-la em São Paulo. Para Aline Carvalho, 24, e Thaís Calixto, 32, vendedoras de uma loja de material esportivo, a falta de divulgação dos pontos turísticos é um dos motivos do desconhecimento e da falta de interesse dos moradores de outros centros pela região. Thaís afirma que a única coisa que sabe de Cuiabá é que “é longe”. Quando perguntada sobre o Pantanal, Aline confessa que Pantanal para ela “é uma outra coisa que não estava no Mato Grosso”. Explicando os motivos pelos quais não conhece o Centro-Oeste, Thaís afirma que “o que mostram aqui para a gente [de São Paulo] são os lugares turísticos: Natal, Porto Seguro, Salvador”, e finaliza: “agora, quando matam alguém em Cuiabá, aí a gente fica sabendo”. 

Apesar do aumento do desejo dos brasileiros de visitarem pontos turísticos dentro do próprio país, a vontade de visitar a região Centro-Oeste diminuiu. Segundo dados do Ministério do Turismo, em outubro deste ano, 77,6% das pessoas que sinalizaram que gostariam de viajar durante os próximos seis meses afirmaram que escolheriam destinos nacionais. Em novembro, esse número aumentou para 79,6%. O desejo de viajar para o Centro-Oeste, porém, diminuiu de 4,3%, em outubro, para 2,9% em novembro.




É complicada a missão de encontrar alguém, em São Paulo, que conheça Mato Grosso 
[Foto: Carlos Henrique]


Na contrapartida está a aposentada Maria José Lino, 65. Ela nasceu em Guaçuí, no Espirito Santo, afirma que tem muita vontade de conhecer Mato Grosso e, principalmente, o Pantanal, por conta do que é mostrado pela televisão. Ela afirma que um dos seus principais hobbies é viajar. Maria José conta que já visitou a região Sul, Sudeste e Nordeste, e que suas próximas viagens devem ser ao Centro-Oeste brasileiro. A aposentada, que mora há 40 anos em São Paulo, conta que, por prioridade, visitou primeiro o Sudeste por conta de parentes que residem em Minas Gerais. Sobre Cuiabá, em específico, ela conta que não sabe muita coisa, a não ser o fato de que a cidade é a capital do Estado de Mato Grosso. 

Apesar de não constar da lista das cidades brasileiras mais procuradas por estrangeiros, Cuiabá foi o terceiro município mais visitado por turistas durante a Copa, segundo pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil [FOHB]. A capital mato-grossense teve 73% da rede hoteleira ocupada, enquanto o Rio de Janeiro, cidade mais procurada, ficou com 93%. 

A esperança dos moradores de Mato Grosso é que o legado da Copa perdure e que o Estado entre de vez nas listas de pontos turísticos mais visados do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário