terça-feira, 23 de dezembro de 2014

EUA e Cuba anunciam reaproximação em data histórica

ANDRÉ FAUST

Os presidentes Barack Obama e Raul Castro fizeram um pronunciamento na terça-feira [17], anunciando mudanças históricas nas relações diplomáticas entre os dois países. 

Desde 1959, por conta de estatizações promovidas pelo governo Castro, as relações entre Cuba e Estados Unidos apenas deterioraram, chegando, em um ano, à situação de total embargo econômico, medida do poder executivo, mas que em 1992 e 1996 foi instaurado com força de lei pelo congresso norte-americano.

Agora, por conta do governo Obama, os Estados Unidos começam a se voltar para Cuba, propondo, principalmente, o desejo de restabelecer relações diplomáticas, o retorno da embaixada americana em Havana e a troca de prisioneiros entre os dois países, principalmente o empreiteiro, acusado de espionagem por instalar pontos de acesso à internet na ilha, Alan Gross.

Em seu discurso, Obama afirmou que “Esses 50 anos mostraram que isolamento não funciona” e exaltou a contribuição da comunidade cubana em cidades como Miami, uma espécie de porto seguro para os que fugiram da Ilha durante essas décadas. Além disso, adiantou-se a criticas dos mais ferrenhos defensores do embargo, argumentando que a vontade de estimular a liberdade e a democracia na ilha permaneceria de pé, mas a abordagem seria pela proximidade e não pelo isolamento, e, principalmente, pediu para que o congresso se movimentasse na direção de levantar o embargo reforçado em lei.


Em 2015, Obama entrará no seu 7° ano de governo
[Foto: www.huffingtonpost.com]

Castro, por sua vez, também exaltou as mudanças que essa reaproximação significa para os dois países e elogiou a postura do presidente Obama, mas cobrou que ele utilizasse seu poder executivo para tornar o embargo sem efeito o mais rápido possível.


Raúl Castro ocupa o principal cargo político de Cuba desde fevereiro de 2008
[Foto: www.theguardian.com]

No Brasil, assim como em todo o mundo, a noticia repercutiu de maneira significativa no meio politico. O editor do Portal Vermelho, Zé Reinaldo, escreveu um artigo dando destaque aos prisioneiros cubanos que voltam para casa após 16 anos detidos em território norte-americano. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB, também celebrou a conquista em um breve discurso no Senado. Ambos também reconheceram a importância da retomada do dialogo entre os dois países. Do outro lado, Vanderlei Macris, do PSDB, que recentemente indagou em documento oficial por respostas sobre investimentos do governo em cinco aeroportos cubanos, foi contactado, mas não retornou as ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário