sábado, 2 de abril de 2016

Ministério Público do Trabalho premiará reportagens que abordam abusos no trabalho

ALLAN PEREIRA

Defender e garantir os direitos dos cidadãos. Opor-se à opressão ou qualquer forma de autoritarismo, seja político ou social. Combater as formas de corrupção. Essas são algumas das condutas que dão referência aos profissionais da imprensa e que também estão presentes no Código de Ética do Jornalistas Brasileiros. É com base nesse cenário que a Procuradoria-Geral do Ministério Público do Trabalho promove a 3ª edição do Prêmio MPT de Jornalismo, que está com as suas inscrições abertas desde o início deste ano.

O objetivo é valorizar a produção de trabalhos jornalísticos que denunciem casos de irregularidades e injustiças cometidas contra os trabalhadores. Em dois anos de edição, o Prêmio recebeu aproximadamente mil inscrições e já premiou 67 trabalhos.

Para a professora Janaína Pedrotti, da Faculdade de Comunicação e Arte (FCA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o jornalismo tem uma função social que é fundamental na democracia brasileira. “Ao tornar pública a realidade brasileira, o jornalismo colabora para que os desvios sociais sejam corrigidos. Acho que [o prêmio] tem a importância de valorizar os veículos e os profissionais que produzem matérias nesse viés. Reconhecer, por exemplo, o problema social que é o trabalho escravo. É medieval e ainda prevalece nos dias de hoje”, esclarece.

Mariane Xavier está no 5º semestre do curso de  Comunicação
Social, com habilitação em Jornalismo da UFMT
(Foto: Allan Pereira)
Já a estudante Mariane Xavier Duarte ficou bastante interessada na premiação, após ler o cartaz de divulgação em um dos murais dos corredores do Instituto de Linguagens. “Acho interessante participar de premiações como essa porque auxilia na formação do aluno. Inclusive, a competitividade contribui para que o estudante invista mais na carreira e investigue também, que é uma das características do jornalismo”, diz.

No total, serão distribuídos quase R$ 400 mil para os vencedores em duas fases da premiação – regional e local – em até oito categorias. São elas: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico. Além desses, há dois prêmios especiais de R$45 mil cada para quem executou pautas referentes a fraudes trabalhistas e também para a melhor reportagem produzida que passou pela primeira etapa do concurso.

As inscrições vão até as 18h do dia 6 de maio e podem ser realizadas através do site oficial do Prêmio MPT 2016. O único pré-requisito necessário é que as reportagens tenham sido publicadas entre 2 de maio de 2015 e 6 de maio de 2016. As avaliações dos trabalhos das etapas regionais serão realizadas entre os meses de junho e julho e, da parte nacional, no mês de agosto. A cerimônia de premiação ocorrerá em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário