Luiz Nogueira e Odair de Morais
Começa hoje, na Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT), o curso de extensão “O abecedário de Gilles
Deleuze: articulações filosóficas, artísticas e educacionais”, no auditório 1 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
A professora Dr. Carla Rodrigues
Gonçalves, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), explica que, durante as aulas, serão discutidas questões como a formação docente atual e a produção de novos
modelos, principalmente nas áreas voltadas para a educação e o campo
socioeducacional.
No vídeo a seguir a professora comenta a importância do
curso e a utilização do pensamento deleuziano em diferentes áreas do conhecimento:
Informações básicas sobre o curso
Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia, o curso, cuja carga horária é de 30 horas, acontece entre os dias 11 e 13 de agosto. A inscrição custa R$ 15,00 e pode ser feita no local. As vagas são limitadas e todos os participantes receberão certificados.
A descrição do curso e os objetivos podem ser conferidos no site.
![]() |
Vivien Cardonetti, da Universidade Federal de Santa Maria, é uma das participantes do curso em Cuiabá. . |
Gilles Deleuze: histórico
Filósofo francês, nasceu em Paris, no dia 18 de janeiro de 1925. Estudou na Sorbone. Foi professor secundário de filosofia, pesquisador e professor universitário. Apresentou sua tese de doutorado em 1968. Ao lado de Michel Foucault, trouxe à tona o interesse pela obra de Nietzsche. Colaborou em diversos trabalhos do psicanalista e filósofo Félix Guattari. Morreu em Paris, no dia 4 de novembro de 1995, aos 70 anos de idade, ao lançar-se pela janela de seu apartamento. Embora fosse um homem avesso às câmeras, concedeu uma série de entrevistas à repórter Claire Parnet, entre os anos de 1988 e1989, sob a condição de que o filme só fosse exibido após a sua morte. O material filmado resultou no documentário “O abecedário de Guilles Deleuze”.
A transcrição integral do vídeo pode ser conferida aqui. No Youtube é possível encontrar duas das três partes do filme: Parte 2 e Parte 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário