segunda-feira, 28 de julho de 2014

JORNALISMO NA INTERNET: teoria e prática na academia

Fonte: http://www.benoliveira.com/2010/06/internet-e-o-novo-papel-do-jornalista.html
As novas tecnologias ocupam cada vez mais espaço no cotidiano de todos nós. A internet, aliada aos modernos equipamentos de comunicação – como smartphones, tablets e notebooks –, permite aos indivíduos contato constante com a notícia. É fato também que tal cenário não simboliza, obrigatoriamente, estar bem informado, seja pelo desapego ao bom jornalismo, seja pela velocidade e desatenção com que consumimos conteúdos na plataforma digital.

Por esse motivo, o ensino superior se encarrega de preparar seus acadêmicos para atender uma demanda crescente. Além de dividir espaço com as outras formas de se fazer jornalismo – impresso, televisivo e radiofônico –, a internet pede ao profissional técnicas específicas. Público e plataforma exigem texto e recursos audiovisuais para compor o material final, e a informação só passa a ter sentido no encadeamento entre texto, áudio, vídeo e foto. Falamos aqui na multimidialidade.

No Brasil, que ainda tenta se inserir na nova ordem do jornalismo, o melhor exemplo desse formato foi feito pela Folha Online, sobre a Usina de Belo Monte: http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/. Na imprensa estrangeira, particularmente a dos Estados Unidos, o jornalismo produzido na internet demonstra que a utilização dos recursos multimidiáticos é rotineira e ordenada: http://edition.cnn.com/interactive/2014/07/world/south-china-sea-dispute/index.html?hpt=hp_c1

Nesse sentido, com o objetivo de preparar nossos estudantes para esse ramo do mercado jornalístico, além de inserir na web um novo canal de informação, os acadêmicos do 6º semestre de Jornalismo da UFMT criaram este blog. O espaço servirá para informar as comunidades acadêmica e externa sobre fatos correntes no campus da UF, em Cuiabá. Além disso, assuntos que ultrapassem os muros da instituição também terão destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário